A busca por conhecimento fez com que eu procurasse cada vez mais técnicas e métodos inovadores para os meus pacientes. Estudando as mais diversas possibilidades conheci e me rendi aos benefícios do Laser. Tornei-me percussora do aparelho e, hoje, especialista e referência no tratamento.
Este revolucionário laser é um dos tratamentos mais modernos no Brasil e no mundo contra a gordura localizada.
O Laser Contra Gordura Localizada é um dos mais avançados em laser-lipólise, oferecendo uma maneira de perder medidas e ganhar contornos corporais sem dor ou agulhas e em pouco tempo.
Funciona emitindo baixos níveis de energia e cria um sinal químico nas células adiposas, quebrando os triglicérides armazenados em ácidos livres e glicerol, liberando-os através de canais na membrana das células. Uma vez liberados, são transportados pelo corpo para os tecidos que os metabolizará para criar energia. Esse processo de liberação de ácidos gordurosos é uma resposta natural do corpo quando é preciso usar as reservas de energia. O aparelho, desta forma, não cria respostas artificiais no corpo, nem afeta ou prejudica estruturas circundantes como pele, vasos sanguíneos e nervos periféricos. Um período de exercícios leves após o tratamento irá assegurar uma resposta completa do metabolismo, além de potencializar e acelerar a remoção da gordura liberada.
Estudos clínicos independentes têm demonstrado que o laser pode ter, em alguns casos, resultados comparáveis, ou no mínimo semelhantes, aos da lipoaspiração, além de ser mais acessível. Imagens de ultrassom mostram uma redução de até 30% da camada de gordura profunda após o primeiro tratamento. Uma perda de 2 a 4 centímetros na circunferência abdominal pode ser alcançada após cada sessão, já que a gordura celular é liberada. São recomendadas dez sessões no decorrer de cinco semanas, com dois tratamentos semanais.
Através do posicionamento dos pads em áreas como queixo, braços anteriores, abdômen e coxas, a gordura pode ser quebrada e removida da área específica escolhida. O aparelho mostra-se uma grande vantagem sobre dieta e exercícios que reduzem a gordura global do corpo, mas nem sempre modelam áreas desejadas.
Perguntas Frequentes
- Quais são as principais indicações para o tratamento com o Laser?
- Redução de medidas;
- Redução de gordura;
- Contorno corporal;
- Redução de Celulite;
- Melhora da aparência das Estrias.
Um médico deve sempre ser consultado.
- Como é realizado o procedimento?
O procedimento é extremamente seguro, rápido e indolor. O tratamento é totalmente externo, sem agulhas ou risco de queimaduras. O laser atua por placas (pads) posicionados sobre a região a ser tratada, onde passa a energia do laser. Cada sessão dura cerca de trinta minutos.
- Quais são as vantagens do tratamento? Quais as áreas que podem ser tratadas?
O aparelho possui um sistema laser de baixa intensidade, por isso, é muito seguro para os pacientes. Pode ser utilizado em qualquer parte do corpo tais como glúteo, abdômen, coxas, braços e pescoço, reduzindo o volume e modelando a área. Com bons resultados na redução de gordura desde a primeira sessão, o laser restaura também a elasticidade da pele, melhorando o aspecto da celulite e estrias.
- Quantas sessões são necessárias?
O tratamento varia conforme a indicação, mas com apenas 8 sessões em um mês já se observa resultados satisfatórios. O número de sessões será determinado durante a sua consulta, baseada na área a ser tratada e nos seus objetivos. O tratamento pode ser realizado com 1 a 2 sessões por semana, durante 4 semanas.
- É seguro? Há algum risco ou efeitos indesejáveis?
Estudos clínicos independentes têm mostrado que o aparelho é completamente seguro, sem efeitos colaterais. O laser desencadeia uma reação natural à liberação de células de gordura. O processo não causa danos e as células permanecem intactas, obtendo-se assim resultados imediatos.
- Qual é a duração dos resultados do tratamento?
Normalmente duram de 3 a 6 meses. Esta variação depende da área tratada, do número de sessões e fatores individuais dos pacientes.
É sempre recomendado o acompanhamento médico caso seja necessário um novo procedimento ou manutenção dos resultados, podendo maximizá-los e aumentar a durabilidade do tratamento.
- Quando verei os resultados?
Os resultados podem ser vistos imediatamente após cada sessão e aumentam a cada nova sessão realizada. Protocolos já realizados com apenas um ciclo de oito sessões demonstraram bons resultados com redução de gordura e um novo contorno corporal.
- O que se sente durante a aplicação?
O tratamento é indolor. A maioria das pessoas se sente muito confortável e relaxada durante o procedimento. Pode haver um leve calor onde os pads estão em contato com a pele.
- Qual é o tipo de Laser? Qual o comprimento de ondas? E o comprimento de ondas das Sondas Linfáticas?
É um laser de Diodo de baixa intensidade. O aparelho e as Sondas Linfáticas possuem o mesmo comprimento de ondas: 658nm.
- Qual seu mecanismo de Ação?
Os lasers do são absorvidos pelas mitocôndrias de cada célula de gordura, ativando a ATP. Ocorre a liberação de íons de hidrogênio que elevam temporariamente as condições ácidas dos adipócitos. Este aumento do estado Redox cria poros na membrana celular permitindo que os íons retornem para corrigir o desequilíbrio do pH. Através dos poros a célula recebe Ca+ íons de hidrogênio.
Ca+ provoca um aumento da lipase que quebra o triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol. Estas moléculas pequenas deixam os adipócitos através dos poros, esvaziando a célula, deixando-a intacta e segura de forma “natural”.
- Qual camada da pele o Laser trabalha e qual profundidade ele atinge?
A camada da pele que o laser atinge é a Hipoderme, podendo chegar de 09mm a 15mm de profundidade.
- Qual a função das Sondas Linfáticas?
As Sondas Linfáticas realizam a estimulação dos linfonodos e das células adiposas.
- Qual a importância do exercício físico pós tratamento?
Evitar o rearmazenamento da gordura eliminada durante o procedimento.
- Existe indicação do aparelho para fibrose?
Não. A fibrose é um excesso de tecido conjuntivo fibroso, portanto, não reduzirá como consequência de um procedimento.
- Pode ser usado em fototipos V e VI?
Pode ser usado em fototipo de I a VI, pois é um laser frio e de baixa potência, não causando danos a pele do paciente.
- A partir de quantos minutos de exercício físico consigo potencializar o efeito do tratamento após a sessão?
A partir de 20 minutos de exercício aeróbico, ativando o sistema cardiovascular.