O médico endocrinologista é treinado para diagnosticar doenças relacionadas ao metabolismo e as doenças que acometem as glândulas produtoras de hormônios

A especialidade visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e, portanto, as alterações hormonais podem provocar diversas doenças, envolvendo o organismo como um todo.

O sistema endócrino consiste em uma série de glândulas que produzem e secretam hormônios que controlam o metabolismo e funcionamento do corpo.

Glândulas do corpo humano e funções
  • Glândulas adrenais ou suprarrenais: Secretam corticosteroides e catecolaminas, hormônios que são liberados em resposta ao estresse. As adrenais também produzem andrógenos (hormônios sexuais e a aldosterona) hormônio que afeta função renal e a pressão arterial;
  • Hipotálamo: Controla funções involuntárias do corpo como a do apetite, sono, temperatura, bem como os ciclos circadianos;
  • Hipófise: conhecida como a glândula mestra, produz hormônios que regulam as funções de outras glândulas, além de controlar as funções de crescimento e funcionamento do corpo;
  • Ovários e Testículos: além de produzirem hormônios sexuais, também produzem células reprodutoras: os espermatozoides e os óvulos. Os hormônios sexuais são essenciais para o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos e caracteres sexuais secundários nas mulheres e homens;
  • Pâncreas: é uma glândula e um órgão digestivo. Ele produz insulina, somatostatina, glucagon e o polipeptídio pancreático. A insulina desempenha um papel no metabolismo dos carboidratos e da gordura no corpo;
  • Glândulas Paratireoides: produzem o hormônio da paratireoide PTH, que regula o cálcio e fósforo no sangue e ossos;
  • Glândula Tireoide: localizada no pescoço, produz vários hormônios que desempenham um papel fundamental na regulação da pressão arterial, temperatura corporal, frequência cardíaca e metabolismo.
Patologias tratadas pelo médico endocrinologista
  • Hipotireoidismo /hipertireoidismo /nódulo tireoide;
  • Diabetes /hipoglicemia;
  • Osteopenia/osteoporose;
  • Obesidade;
  • Distúrbio do colesterol;
  • Pós-Operatório de Cirurgia Bariátrica
  • Menopausa;
  • Andropausa;
  • Modulação hormonal – transexualismo;
  • Prolactina elevada;
  • Síndrome dos Ovários Policísticos;
  • Hirsutismo (excesso de pelos);
  • Deficiência de Vitamina D
  • Hipoparatireoidismo /Hiperparatireoidismo (alterações no metabolismo do cálcio);
  • Tumores de Hipófise;
  • Deficiência ou Excesso de Hormônios Hipofisários;
  • Alterações do Cortisol
  • Alterações Hormônio do Crescimento – GH;
  • Alterações da Glândula Adrenal;
  • Infertilidade;
  • Prevenção de Doenças e melhoria da Qualidade de Vida

As pessoas que têm algum desses distúrbios podem sofrer para perder peso, e o endocrinologista entra com a função de determinar o tratamento específico para cada caso em particular, ajudando no processo de emagrecimento. O médico, juntamente com nutricionista, pode elaborar um plano alimentar focado no tratamento solicitado e nas necessidades individuais, assim como remédios e outros métodos. Assim, é possível perder peso com saúde e maior facilidade.

O diagnóstico do distúrbio é feito por meio de exames como de sangue e urina, e medindo o peso do paciente. É importante manter um acompanhamento médico durante qualquer suspeita de doença ou outros problemas como colesterol alto, excesso de peso, osteoporose ou qualquer mudança metabólica.

As doenças tratadas pelos endocrinologistas podem apresentar riscos graves à saúde, portando saber controlar cada uma é tão importante quanto prevenir. É indicado consultar-se com maior frequência após os 40 anos.

Lembrando que todos os procedimentos e tratamentos são realizados com indicação médica, pensando sempre no que é melhor para saúde do paciente, levando em consideração seu perfil clínico, queixas e expectativas. Prezando pelos melhores resultados e bem-estar dos pacientes, a Clínica investe em tratamentos personalizados e humanos.