Tricologia é a ciência que estuda os cabelos, os pelos e o couro cabeludo

Muitas pessoas acreditam que os problemas capilares podem ser resolvidos por produtos universalmente eficazes. Contudo, é fundamental a realização de uma consulta médica para que seja realizada sua tricoscopia, o exame tribológico para entender os tratamentos necessários para sua saúde capilar.

Na avaliação da queda de cabelo é importante o conhecimento do ciclo de vida do pelo. Cada folículo piloso tem uma fase de crescimento de 2 a 5 anos, seguida por uma fase de repouso que dura três meses e termina com o desprendimento do fio. Normalmente, 15% dos folículos estão na fase de repouso, são os cabelos que caem a uma taxa regular e diária, cerca de 60 a 100 fios. Os diversos desequilíbrios deste ciclo levam à queda de cabelo anormal com a diminuição parcial ou total dos cabelos.

Técnicas como a tricoscopia (ver o couro cabeludo através de uma câmera microscópica) e o tricograma (observação microscópica das fases dos fios) são decisivas para diagnosticar as várias doenças e os seus respectivos estágios.

A queda pode ser desencadeada por:
  • Fatores genéticos;
  • Emagrecimentos rápidos;
  • Estresse;
  • Alterações hormonais pós-parto;
  • Início ou interrupção de pílula;
  • Patologia da tiroide;
  • Tumores,
  • Infecções;
  • Anemias;
  • Deficiências nutricionais;
  • Doenças inflamatórias diversas.

A queda mais comum, a Alopecia Androgenética (calvície) atinge cerca de 50% dos homens aos 50 anos, e 20-50% das mulheres na mesma idade.

Outra forma de alopecia, a Alopecia Areata, popularmente conhecida como pelada, pode evoluir de uma ou duas pequenas zonas circulares de alopecia, até todo o couro cabeludo (alopecia total), e por vezes o corpo inteiro (alopecia universal). Isso ocorre quando as células de defesa do indivíduo agridem os folículos pilosos impedindo o seu crescimento, e geralmente obtêm uma resposta completa com tratamento local adequado.

O acompanhamento dos médicos que se dedicam à Tricologia é uma garantia para o tratamento correto, já que algumas das doenças que afetam o cabelo não são facilmente identificáveis, e um diagnóstico preciso é determinado pela experiência e equipamentos do tricologista.

Prezando pelos melhores resultados e bem-estar dos pacientes, a Clínica investe em tratamentos personalizados e humanos, oferecendo conforto e comodidade ao paciente.

Terapia Capilar

A Clínica Janine Araújo, possui um protocolo de Terapia Capilar visando tratar as queixas, necessidades e expectativas de nossos pacientes após a realização da consulta e exame tricológico. Com isso, um médico especializado realiza a indicação de um tratamento personalizado para cada paciente.

Lembrando que todos os procedimentos e tratamentos são realizados com indicação, pensando sempre no que é melhor para saúde do paciente, levando em consideração seu perfil clínico, queixas e expectativas. Prezando pelos melhores resultados e bem-estar dos pacientes, a Clínica investe em tratamentos personalizados e humanos.