A Tricologia é o estudo das doenças que afetam o couro cabeludo e os cabelos.

O erro mais frequente com problemas capilares é pensar que existem produtos universalmente eficazes. É fundamental a especificidade e precisão do diagnóstico para identificar a deficiência e realizar o tratamento adequado. Mesmo pessoas com patologias semelhantes possuem estágios diferentes da alopecia, demandando abordagens e procedimentos distintos.
Na avaliação da queda de cabelo é importante o conhecimento do ciclo de vida do pelo. Cada folículo piloso tem uma fase de crescimento de 2 a 5 anos, seguida por uma fase de repouso que dura três meses e termina com o desprendimento do fio. Normalmente, 15% dos folículos estão na fase de repouso, são os cabelos que caem a uma taxa regular e diária, cerca de 60 a 100 fios. Os diversos desequilíbrios deste ciclo levam à queda de cabelo anormal com a diminuição parcial ou total dos cabelos.
Técnicas como a tricoscopia (ver o couro cabeludo através de câmera em aumento) e o tricograma (observação de amostragem de cabelos ao microscópio) são decisivas para diagnosticar as várias doenças e o seu estágio.
A queda pode ser desencadeada por
  • Fatores genéticos;
  • Emagrecimentos rápidos;
  • Estresse;
  • Alterações hormonais pós-parto;
  • Início ou interrupção de pílula;
  • Patologia da tiroide;
  • Tumores,
  • Infecções;
  • Anemias;
  • Deficiências nutricionais;
  • Doenças inflamatórias diversas.

A queda mais comum, a Alopecia Androgenética (calvície) atinge cercade 50% dos homens aos 50 anos, e 20-50% das mulheres na mesma idade.

Outra forma de alopecia, a Alopecia Areata, ou pelada, pode evoluir de uma ou duas pequenas zonas de alopecia, até todo o couro cabeludo (alopecia total), e por vezes o corpo inteiro (alopecia universal). Isso ocorre quando as células de defesa do indivíduo agridem os folículos pilosos impedindo o seu crescimento, e geralmente obtêm uma resposta completa com tratamento local.

O acompanhamento dos médicos que se dedicam à Tricologia é uma garantia para o tratamento correto, já que algumas das doenças que afetam o
cabelo não são facilmente identificáveis, e um diagnóstico preciso é determinado pela experiência e equipamentos do tricologista.

Prezando pelos melhores resultados e bem-estar dos pacientes, a Clínica investe em tratamentos personalizados e humanos, oferecendo conforto
e comodidade com a realização de exames laboratoriais na própria clínica.