O tratamento com a toxina botulínica é cercado de histórias e dúvidas. Alguns acreditam que o rosto fica sem expressão, que aumenta o volume da boca ou que os efeitos são imediatos.
Selecionei algumas dúvidas que aparecem frequentemente quando pensamos no tratamento com a toxina. A técnica também ajuda a corrigir problemas de saúde e não apenas retirar rugas e marcas de expressão.
O rosto fica sem expressão?
Mito. Ele atua relaxando os músculos da região onde foi injetado. O grau de relaxamento pode ser mais ou menos intenso dependendo da dosagem utilizada e do plano de aplicação. O tratamento é individualizado e personalizado para cada paciente e varia de acordo com as características clínicas, os desejos e as expectativas. Os resultados são naturais e ajustados a cada paciente. É importante ainda que seja aplicado por médico habilitado e treinado.
Os efeitos são imediatos?
Mito. A diferença é notada após 48 ou 72 horas da aplicação. Somente depois de uma semana é que os efeitos serão notados de forma mais completa. A aplicação é válida por aproximadamente 4 a 6 meses, variando conforme a resposta individual do paciente, da técnica de aplicação e da dosagem.
O efeito é permanente?
Mito. O relaxamento da musculatura com o consequente desaparecimento das rugas começa a dissipar-se, em média, dentro de quatro meses.
A toxina botulínica pode deixar о rosto assimétrico?
Verdade. Se a aplicação não for realizada por um profissional devidamente qualificado, o mau uso pode resultar em algumas áreas de assimetria do rosto, em especial na região dos olhos e da boca.
Dероіѕ dе passar о efeito, а ruga fica pior?
Mito. Caso o uso da toxina seja interrompido por um período muito maior que seis meses, a pele irá voltar a ser como era antes do início do tratamento, podendo, em alguns casos, ficar até um pouco melhor, mas nunca pior. A interrupção de seu uso não agrava as rugas.
Dероіѕ dе fazer a aplicação é preciso ѕе proteger dо sol?
Verdade. A exposição aos raios solares, especialmente nos casos em que ocorre formação de hematoma, pode propiciar o surgimento de manchas na pele.
Cremes antirrugas substituem a toxina botulínica?
Mito. Os cremes atuam na superfície da pele, enquanto a toxina é aplicada na camada muscular, que é mais profunda.