A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia a ingestão dos nutrientes e os seus benefícios.

Este conhecimento é aplicado para a verificação de nossas necessidades orgânicas e a manutenção da saúde, reduzindo o risco de doenças e das manifestações de deficiência ou excessos de alimentos. É também denominada de Nutrologia Funcional ou Nutrologia Médica.

A atuação dos nutrólogos consiste em identificar possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam ocasionando as doenças nutricionais como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, anemia ou a carência de vitamina A. Desta forma, as substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos são conhecidas e a informação nutricional se torna aliada para a diminuição dos riscos de males e na promoção da saúde e bem-estar. Também são importantes os mecanismos regulatórios endógenos, com a distribuição dos alimentos ao longo do dia e intervalos entre as refeições, assegurando que a ingestão dos nutrientes seja aproveitada pelo organismo.

A melhora da performance física, seja de atletas profissionais ou não, depende de fatores como:
  • Alimentação;
  • Suplementação;
  • Otimização metabólica;
  • Fatores genéticos.

Os nutrientes também contribuem significativamente para o desempenho desses esportistas durante os treinos competições. É essencial combinar uma alimentação saudável e de bom rendimento, por exemplo frutas, fibras e verduras.

Para o aumento da performance física, o nutrólogo avalia exames que servem para supervisionar como o corpo está reagindo, e seu desenvolvimento na questão do ganho ou perca de massa muscular e a gordura corporal.

Entre eles estão:
  • Exames hormonais;
  • Exames metabólicos;
  • Bioimpedância.

O acompanhamento sistemático do estado nutricional através de uma avaliação periódica (check-up nutrológico) permite o diagnóstico precoce de possíveis desequilíbrios nutricionais, bem como propõe ao paciente mudanças de hábitos dietéticos, de maneira a contribuir para a prevenção e tratamento de doenças e evitar quadros indesejados.

Prezando pelos melhores resultados e bem-estar dos pacientes, a Clínica investe em tratamentos personalizados e humanos, oferecendo conforto e comodidade com a realização de exames laboratoriais na própria clínica.