fbpx

Diferenças e benefícios da Acupuntura Sistêmica, Auriculoterapia e Ventosaterapia

Em constante crescimento no Brasil, a Medicina Tradicional Chinesa utiliza práticas milenares com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos pacientes. 

Um de seus pilares é a crença de que o corpo humano possui um sistema aprimorado que localiza doenças e cura problemas de saúde por si só. Em função disso, ao invés de ter como base o uso de medicamentos, os tratamentos chineses buscam estimular a autocura.

Hoje vamos explicar sobre os benefícios e as diferenças de três importantes procedimentos dentro dessa área:

  • Acupuntura Sistêmica
  • Auriculoterapia
  • Ventosaterapia

1) Acupuntura Sistêmica:

A Acupuntura Sistêmica é um tratamento que utiliza a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo (chamados de pontos de Acupuntura) para estimular o fluxo de energia no sistema nervoso.

Desta forma, o procedimento regula e promove o equilíbrio do organismo, podendo amenizar e até mesmo curar doenças.

Como funciona o procedimento?

Logo no início da consulta, o médico realiza uma “entrevista” com o paciente a fim de saber quais são suas dores e seus objetivos com o tratamento. Em seguida, o profissional realiza o diagnóstico a fim de escolher o tratamento adequado para o problema em questão.

A partir daí, as agulhas são inseridas em pontos específicos do corpo para restabelecer a saúde e reduzir ou encerrar as dores.

Não há uma regra que defina a duração da sessão de Acupuntura, porém cada aplicação costuma durar entre 20 e 25 minutos.

Benefícios

A Acupuntura Sistêmica é indicada para o tratamento de diversas doenças e problemas de saúde como dores de cabeça, problemas respiratórios, alergias e problemas do sono. Confira alguns dos inúmeros benefícios do tratamento:

  • Diminui distúrbios do sono e problemas hormonais;
  • Elimina dores em diversas regiões do corpo;
  • Trata estresse, depressão e ansiedade;
  • Auxilia no processo de emagrecimento;
  • Ajuda a rejuvenescer a pele;
  • Possibilita o relaxamento;
  • Ajuda na cura de lesões;
  • Reduz sintomas de TPM e menopausa;
  • Previne o surgimento de doenças;
  • Ajuda pessoas que querem parar de fumar.

Dúvida frequente: a inserção das agulhas causa dor?

A agulha utilizada na Acupuntura é feita de aço cirúrgico inoxidável e possui, em média, a mesma espessura de um fio de cabelo.

Em alguns casos, pessoas podem sentir um incômodo (que dura segundos) após a inserção das agulhas, mas em geral o tratamento é quase indolor.

Dúvida frequente: acupuntura emagrece mesmo?

Dizemos que a periodicidade das sessões auxilia no processo de emagrecimento, não como uma ação isolada do paciente, mas como um diferencial para quem já busca uma alimentação saudável, pratica exercícios físicos e busca orientação especializada. Também é válido ressaltar que cada paciente possui uma evolução diferente e os resultados esperados podem variar.

2) Auriculoterapia:

A Auriculoterapia é um ramo da Acupuntura que estimula pontos da região auricular (orelha) a fim de curar problemas físicos e psicológicos e amenizar dores.

Segunda a crença da Medicina Tradicional Chinesa, a orelha é um microssistema que representa o corpo em sua totalidade, portanto estímulos nesta região produzem resultados diretos em diversas partes e órgãos do corpo.

Ao contrário da Acupuntura, que pode ser feita em diversas regiões e membros, a Auriculoterapia tem como foco apenas a orelha do paciente, por isso, costuma ser chamada de acupuntura auricular.

Como funciona o procedimento?

O paciente submetido à Auriculoterapia passa por uma avaliação física e emocional e responde a diversos questionamentos sobre saúde e a rotina diária.

Em seguida, o profissional realiza uma análise da região auricular do paciente a fim conferir se ela está apta para receber o tratamento. Depois, a melhor ferramenta é escolhida e a aplicação é iniciada.

Na maioria dos casos, o paciente já consegue sentir os resultados do tratamento a partir da primeira sessão.

Benefícios

A Auriculoterapia oferece uma série de benefícios aos pacientes. Confira alguns dos diversos casos em que este procedimento é indicado:

  • Perda de peso;
  • Problemas de coluna e dores de cabeça;
  • Tratamento de diabetes, hipertensão e tendinite;
  • Pessoas que lutam contra o tabagismo, alcoolismo e drogas;
  • Redução de dores agudas e crônicas;
  • Cólicas menstruais.

Dúvida frequente: sentir dor no local onde é colocado a semente / cristal é normal?

Sim, significa que o ponto está sendo trabalhado, por isso, evite remover a semente/cristal ou mudar sua posição. A dor é suportável e não se estende por muito tempo.

3) Ventosaterapia:

Como o próprio nome já indica, a Ventosaterapia é um tratamento natural que utiliza ventosas para eliminar dores musculares, lesões e problemas nas articulações.

Como funciona o procedimento?

São utilizados pequenos recipientes de vidro para serem colocados sobre a pele. Por conta do calor ou de sucção, surge um vácuo entre a ventosa e a pele do paciente.

Este vácuo estimula a circulação do sangue no organismo e colabora para a liberação de toxinas do sangue, ajudando o fortalecimento dos músculos e o alívio de tensões musculares.

Benefícios

A Ventosaterapia é um dos tratamentos mais utilizados por atletas porque oferece uma rápida e eficiente recuperação muscular. Veja alguns benefícios do procedimento:

  • Ajuda na redução de estrias e celulites;
  • Auxilia no relaxamento muscular;
  • Desintoxica o organismo;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Ameniza dores musculares e abdominais e dores de cabeça.

Dúvida frequente: é possível fazer a sessão toda semana?

Sim, porém o protocolo com a quantidade de sessões será definido pelo médico responsável pelo seu tratamento.

Avaliação médica

Agora que você já conhece os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa, que tal agendar uma consulta com um médico especialista? Afinal, apenas o diagnóstico realizado por um médico da área poderá oferecer os resultados esperados.

O Dr. Marcelo Marins é o responsável pelas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Integrativa, na Clínica Janine Araújo.

Nossas prioridades são alcançar os melhores resultados e garantir o bem-estar de todos os pacientes.

Oferecemos conforto e comodidade para a realização da consulta e sessões no nosso espaço. Venha experimentar! A Clínica Janine Araújo fica localizada na Av. Angélica, 2.330 – cj 82 – Bairro Higienópolis em São Paulo (SP).

Para agendar sua consulta, entre em contato conosco por telefone (11) 3129-5572 ou WhatsApp (11) 94455-7473. Clique aqui  para agendar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *