fbpx

7 hábitos que provocam rugas

Alguns hábitos aceleram o envelhecimento natural da pele e provocam as tão temidas rugas. Conheça sete hábitos comuns e comece evitá-los!

1. Exagero na exposição solar

A alta exposição solar, principalmente sem proteção, causa o envelhecimento da pele, manifestando-se especialmente por meio de manchas, rugas e alteração do tônus mais precocemente. Os raios UVA e UVB são responsáveis por 90% dos sinais prematuros de envelhecimento.

2. Tabagismo

O cigarro é um vilão para a beleza da pele pois a nicotina age quebrando as fibras colágenas e elásticas, resultando em uma pele mais enrugada, amarelada e sem vida.

3. Estresse

O estresse não faz mal apenas para a saúde do corpo, mas também para a saúde e beleza da pele. Situações de estresse alteram o funcionamento do organismo humano, por exemplo, dificultando a capacidade de a pele fazer a renovação celular e produzir colágeno. Além disso, provoca o aumento de radicais livres, o que resulta em danos à pele.

4. Dormir pouco/mal

É preciso dar valor ao seu sono da beleza! Durante o sono é que são produzidos hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Sem as horas de sono ideais, a renovação celular não acontece.

5. Dormir de maquiagem

Tão importante quanto dormir bem, é retirar a maquiagem antes de dormir, para que os poros não sejam obstruídos, impedindo que os tecidos epiteliais fiquem oxigenados. Logo, a pele fica mais oleosa e sem vida e ainda podem surgir cravos e espinhas.

6. Má alimentação

Como eu sempre digo, a beleza vem de dentro! É importante manter uma alimentação balanceada e saudável para a saúde de todo seu corpo. Alimentos ricos em nutrientes como selênio, licopeno, flavonoides, coenzima Q10 e vitaminas C, E e A reduzem os radicais livres e atuam na produção de colágeno e elastina. Na falta desses antioxidantes e da hidratação adequada, a pele fica mais flácida e as marcas surgem.

7. Excesso de bebidas alcoólicas

Álcool em excesso provoca o aumento dos radicais livres e barra a absorção de vários nutrientes. Assim, mesmo que você se alimente adequadamente, caso faça ingestão de álcool em excesso, o esforço pode ser inútil. A boa exceção é o vinho, já que a uva possui resveratrol, um antioxidante. Mas beba vinho com moderação!

3 thoughts on “7 hábitos que provocam rugas

    • Dra. Janine Araújo says:

      Olá Sandra,

      Fico feliz que você gosta!
      Nossa intenção é sempre levar aos nossos leitores informações atuais e interessantes!

      Até logo!

  1. Pingback: Dra. Janine Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *