Alguns hábitos aceleram o envelhecimento natural da pele e provocam as tão temidas rugas. Conheça sete hábitos comuns e comece evitá-los!
1. Exagero na exposição solar
A alta exposição solar, principalmente sem proteção, causa o envelhecimento da pele, manifestando-se especialmente por meio de manchas, rugas e alteração do tônus mais precocemente. Os raios UVA e UVB são responsáveis por 90% dos sinais prematuros de envelhecimento.
2. Tabagismo
O cigarro é um vilão para a beleza da pele pois a nicotina age quebrando as fibras colágenas e elásticas, resultando em uma pele mais enrugada, amarelada e sem vida.
3. Estresse
O estresse não faz mal apenas para a saúde do corpo, mas também para a saúde e beleza da pele. Situações de estresse alteram o funcionamento do organismo humano, por exemplo, dificultando a capacidade de a pele fazer a renovação celular e produzir colágeno. Além disso, provoca o aumento de radicais livres, o que resulta em danos à pele.
4. Dormir pouco/mal
É preciso dar valor ao seu sono da beleza! Durante o sono é que são produzidos hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Sem as horas de sono ideais, a renovação celular não acontece.
5. Dormir de maquiagem
Tão importante quanto dormir bem, é retirar a maquiagem antes de dormir, para que os poros não sejam obstruídos, impedindo que os tecidos epiteliais fiquem oxigenados. Logo, a pele fica mais oleosa e sem vida e ainda podem surgir cravos e espinhas.
6. Má alimentação
Como eu sempre digo, a beleza vem de dentro! É importante manter uma alimentação balanceada e saudável para a saúde de todo seu corpo. Alimentos ricos em nutrientes como selênio, licopeno, flavonoides, coenzima Q10 e vitaminas C, E e A reduzem os radicais livres e atuam na produção de colágeno e elastina. Na falta desses antioxidantes e da hidratação adequada, a pele fica mais flácida e as marcas surgem.
7. Excesso de bebidas alcoólicas
Álcool em excesso provoca o aumento dos radicais livres e barra a absorção de vários nutrientes. Assim, mesmo que você se alimente adequadamente, caso faça ingestão de álcool em excesso, o esforço pode ser inútil. A boa exceção é o vinho, já que a uva possui resveratrol, um antioxidante. Mas beba vinho com moderação!
Dra. Janine, obrigada pelas dicas. Adoro seu blog, tem coisas muito interessantes.
Olá Sandra,
Fico feliz que você gosta!
Nossa intenção é sempre levar aos nossos leitores informações atuais e interessantes!
Até logo!
Pingback: Dra. Janine Araújo