A celulite é uma das queixas mais frequentes das mulheres. Que tal prevenir seu surgimento?
O que é a celulite
É um problema que afeta entre 85% e 95% das mulheres e é aquela famosa aparência de “casca de laranja” em locais como coxas, quadris, nádegas. É causada quando a gordura se acumula entre os cordões conjuntivos fibrosos que “amarram” a pele ao músculo subjacente. As células de gordura se acumulam, empurram a pele, que é puxada para baixo pelos cordões fibrosos, criando uma superfície irregular ou ondulações, os populares “furinhos”.
Causas da celulite
- predisposição genética;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Problemas circulatórios;
- Ganho de peso;
- Problemas hormonais, entre outros.
Cada paciente precisa avaliar qual é a causa de sua celulite junto à seu médico.
Formas
Segundo o SBD, os dermatologistas chegaram a uma escala para avaliar o grau de gravidade da celulite que hoje foi aprimorada para uma nova escala chamada de Cellulite Severity Scale, e avalia a celulite de forma mais objetiva.
A nova classificação avalia as principais características clínicas da celulite:
- Número e profundidade de depressões;
- Aspecto das áreas elevadas da celulite;
- Presença de lesões elevadas;
- Presença de flacidez;
- Graus da antiga classificação.
De acordo com a escala, cada um dos itens acima recebe uma pontuação de zero a três e a soma total dos pontos, que pode chegar até 15, vai mostrar se a celulite é:
- Leve (1 a 5 pontos);
- Moderada (6 a 10 pontos);
- Grave (11 ou mais pontos).
De acordo com a nota de cada característica já é possível determinar como deve ser o tratamento mais eficaz. A utilização dessa nova escala define com maior precisão os graus de celulite, levando em consideração os detalhes clínicos mais relevantes para cada paciente.
Como evitar a celulite?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que as pacientes que já lidam com este incômodo precisam evitar o aumento do problema com alteração na dieta e prática de exercícios físicos. Esta é a regra geral para qualquer mulher que quer evitar e/ou combater a celulite. Reduza o consumo de gorduras, açúcar, sal, bebida alcoólicas e em contrapartida, aumente o consumo de fibras e beba muita água. Pratique exercícios aeróbicos e musculação para firmar o músculo da região.
Para prevenir é importante conhecer as causas da sua celulite, mas de uma forma geral você pode se basear nas dicas acima e buscar um estilo de vida mais saudável que, consequentemente, evitará este problema tão temido.
Tratamentos
Para ter um tratamento adequado, é preciso conhecer o tipo e grau da celulite. Hoje existem diversos procedimentos estéticos para melhorar a celulite, como drenagem linfática, laser contra gordura localizada, ultrassom, intradermoterapia, plataforma vibratória, dentre outros.
Consulte seu médico e veja formas de combater e tratar a celulite.