fbpx

Como cuidar das cutículas e mantê-las saudáveis?

As cutículas são uma proteção da nossa unha e devem ser bem cuidadas. Existe um grande dilema no Brasil entre tirar ou não tirar cutícula, o que é certo, o que se deve fazer.

A grande maioria das mulheres é adepta à retirada das cutículas com alicates, mas isso prejudica a saúde das suas unhas e só faz as cutículas ficarem maiores e mais grossas. Elas são uma proteção natural das unhas e ao retirá-las você abre espaço para fungos, bactérias e vírus que podem causar doenças. Fora isso, há o grande perigo que é utilizar instrumentos e até esmaltes do salão. Todas nós devemos ter nosso próprio “kit manicure”.

Se você já tira as cutículas, saiba que a única forma de conviver com elas e ter as unhas bonitas é com muita hidratação! O processo é longo, mas com bastante hidratação você pode abolir o alicate da sua vida, basta ter paciência e perseverança. O resultado final é sempre muito bom, as cutículas voltam a ficar mais finas, você deixa de correr riscos e ainda economiza tempo quando for fazer as unhas.

Caso você não queira deixar de tirar as cutículas, não abra mão de uma rotina de cuidados diários com as cutículas e unhas, utilize produtos específicos, ceras hidratantes e cremes. Existem diversas opções no mercado. É muito importante não retirar as cutículas profundamente, ou cutucá-las. Utilize a espátula para empurrar e retire com cuidado o excesso, sem aprofundar as cutículas.

Caso você tenham filhas que ainda não começaram a fazer as unhas, tente instrui-las a não começar a tirar as cutículas. Assim, fica muito mais fácil. E se você nunca tirou as cutículas, ótimo! Agora, é só mantê-las sempre hidratadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *