Ginecologia é a especialidade que cuida da saúde da mulher, incluindo infância, puberdade, vida adulta e terceira idade, e trata das doenças do sistema reprodutiva feminino. O tratamento ginecológico vai muito além do cuidado com as partes íntimas e sistema reprodutor. É de responsabilidade do médico ter atenção no relacionamento família, trabalho, lazer e atividades sexuais femininos, e o acompanhamento da mulher na maior parte de sua vida.

São funções do ginecologista
  • Prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças;
  • Exames como ultrassonografia, colposcopia e papanicolau;
  • Cirurgias ginecológicas;
  • Tratamentos de infertilidade e reprodução in vitro;
  • Controle de vacinas;
  • Métodos contraceptivos;
  • Colocação de DIU;
  • Prevenção de câncer;
  • Indicação de tratamentos e prescrição de remédios, entre outros.
Exames comuns de rotina
  • Papanicolau: exame de prevenção do câncer de colo de útero. Deve ser feito anualmente por mulheres que já iniciaram a vida sexual;
  • Mamografia: exame de prevenção do câncer de mama. Deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos;
  • Ultrassom de mama: detecta lesões, cistos, nódulos e tumores. Recomendado para mulheres mais novas, normalmente até os 35 anos.
  • Colposcopia: com análise visual do colo do útero, detecta irregularidades, infecções e indícios de alguma doença. Deve ser feito por mulheres que diagnosticaram alguma suspeita no Papanicolau;
  • Ultrassom transvaginal: rastreia câncer de ovário e ajuda no diagnóstico de miomas e cisto ovariano. Deve ser feito anualmente por mulheres que já iniciaram a vida sexual;
  • Densitometria óssea: mede a densidade óssea, detectando osteoporose. Deve ser feito anualmente por mulheres na menopausa;
  • Exame de sangue: avaliação do lipidograma (colesterol e triglicerídeos), avaliação hormonal e detectar DST’s. Deve ser feito sempre que solicitado.

Prezando pelos melhores resultados e bem-estar dos pacientes, a Clínica investe em tratamentos personalizados e humanos, oferecendo conforto e comodidade com a realização de exames laboratoriais na própria clínica.