Muitas mulheres têm dúvidas na hora de escolher qual o melhor método contraceptivo ou o que mais se encaixa na sua rotina. Hoje em dia, existem diversos métodos para o controle hormonal e evitar a gravidez. Deve-se considera o histórico de saúde, perfil pessoal, necessidades e preferências.

A contracepção é essencial para a prática da sexualidade, prevenção de gravidez indesejada e da proteção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Uma primeira opção é analisar os mais diversos métodos, eficácias, vantagens e desvantagens de cada deles antes de tomar alguma decisão. Um ginecologista sempre deverá ser consultado, podendo ajudar com as dúvidas e o método que mais se encaixa para cada mulher e rotina.

Os anticoncepcionais se dividem em duas categorias principais
  • Métodos de barreira: evitam a gravidez impedindo a ascensão do espermatozoide.
  • Métodos hormonais: alteram por tempo determinado o funcionamento do sistema reprodutivo.
Métodos Contraceptivos de Barreira
  • Camisinha masculina e feminina: são as únicas que impedem a transmissão de DST’s. Não deixam o espermatozoide entrar em contato com o canal reprodutivo.
  • Anel Vaginal: contém estrogênio e progesterona. É introduzido na vagina e libera os hormônios localmente por três semanas, são absorvidos pela mucosa vaginal e para a circulação sanguínea.
  • Diafragma: disco maleável de silicone, introduzido na vagina a fim de formar uma barreira na frente do colo uterino para impedir a entrada do espermatozoide.
  • Espermicida: utilizado em conjunto com DIU, camisinha ou diafragma. Seu uso individual não é recomendado, e atualmente as camisinhas já possuem o espermicida.
Métodos Contraceptivos Hormonais
  • Pílula Anticoncepcional: podem combinar estrogênio e progesterona, ou apenas progesterona. A principal ação é a interferência na ovulação, além de modificar o endométrio e o muco do colo uterino, dificultando a entrada e sobrevivência do espermatozoide. Deve ser ingerida diariamente.
  • Injeção Anticoncepcional: pode ser aplicada mensalmente ou trimestralmente. Possui ação semelhante à pílula, mas há uma maior interferência no endométrio e no muco do colo do útero.
  • Adesivo: é colado na pele, em local de pouco atrito, e libera estrogênio e progesterona que são absorvidos na corrente sanguínea. Devem ser trocados semanalmente.
  • Implante: tubos de 3cm que liberam progesterona. Geralmente são inseridos no braço e sua eficácia pode durar até três anos.
Método Intrauterino
  • DIU de cobre: funciona impedindo que o ovo se fixe no útero, diminuindo a eficácia dos espermatozoides através da ação do cobre, dificultando a fecundação. Este tipo de dispositivo fornece uma proteção durante um período de aproximadamente 10 anos. Se for associado com prata, a duração é de 5 anos.
  • DIU hormonal: pela ação hormonal, dificulta as ovulações e impede que o ovo se fixe no útero, espessando o muco do colo do útero de modo a formar uma espécie de tampão, impedindo os espermatozoides ultrapassem, evitando a fecundação. Este tipo de DIU confere uma proteção por um período de até 5 anos.
Métodos Permanentes
  • Vasectomia: interrompem a circulação dos espermatozoides do saco escrotal para o líquido que é ejaculado, esterilizando o homem.
  • Laqueadura/Ligadura das Trompas: as trompas de falópio são ligadas ou cauterizadas, evitando a passagem do ovo para o útero, esterilizando a mulher.

Consulte sempre um ginecologista antes de decidir qual método é o mais adequado.

A Clínica Janine Araújo, é um ambiente concebido para cuidar da sua saúde e beleza. Referência nos mais modernos tratamentos de medicina e estética, conta com uma equipe multidisciplinar com ampla experiência.

Prezando pelos melhores resultados e bem-estar dos pacientes, a Clínica investe em tratamentos personalizados e humanos, oferecendo conforto e comodidade com a realização de exames laboratoriais na própria clínica.

Para agendar sua consulta, entre em contato conosco por e-mail, telefone ou WhatsApp.

Próximos passos

Agende sua consulta!

Preencha o formulário abaixo e nós entramos em contato com você para agendar a sua consulta.

RESPONSÁVEL TÉCNICA – DRA. JANINE ARAÚJO CRM/SP 136.942