O que é Rosácea?

A Rosácea é uma doença inflamatória crônica que se manifesta principalmente no centro do rosto, mas pode atingir nariz, testa, bochechas, queixo. Afeta principalmente a partir dos 30 anos.

Esta inflamação é mais comuns em mulheres, mas homens podem desenvolver formas mais graves da rosácea.

Causas

Existem diversos fatores estão envolvidos na causa da rosácea. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os mais importantes são:

• Predisposição genética;
  • Alterações emocionais e hormonais;
  • Mudanças bruscas de temperatura;
  • Exposição solar;
  • Uso de bebidas alcoólicas;
  • Medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes;
  • Ingestão de alimentos muito quentes.
Sintomas

A principal característica da doença é a tendência à ruborização fácil e passageira. Pode-se classificar a rosácea em quatro graus. Do grau I e II temos um quadro que vai desde um vermelhidão com aumentos dos vasinhos que pode ser transitórios até permanente. No grau III, podem aparecer nódulos ou “bolinhas” sobre uma área vermelha mais intensa. No grau IV, em 50% dos casos, pode surgir uma lesão nos olhos denominada rosácea ocular, com sintomas semelhantes aos da conjuntivite e danos na córnea. Ainda nas formas mais graves, a pele fica mais espessa e aparecem nódulos inflamatórios que aumentam o tamanho do nariz, deixando-o com aspecto disforme e bulboso. Esses sintomas caracterizam a rinofima, uma complicação que afeta mais os homens.

Tratamentos

Ainda, não se conhece uma cura definitiva para a rosácea. O tratamento vai depender do grau de evolução de cada paciente. Há algumas recomendações que pacientes com rosácea podem seguir (o que não descarta em hipótese alguma o tratamento com médico):

• Jamais se automedique. Procure um médico assim que notar alterações na pele do rosto, como vermelhidão e inchaço;
  • Evite a exposição ao sol e as mudanças bruscas de temperatura;
  • Preste atenção nos alimentos que ingeriu e uso de cosméticos ou de produtos à base de corticoesteróides com os episódios de rosácea;
  • Use sempre protetor solar;
  • Não tome banho nem lave o rosto com água muito quente.
  • Em alguns casos o a Toxina Botulínica pode ser aplicado para minimizar a vermelhidão da pele.

O diagnóstico é essencialmente feito em consultório por um médico, através de exame clínico e em alguns casos, pode ser necessário realizar uma biópsia cutânea, por forma a distinguir a rosácea de outras doenças semelhantes.

Procure seu médico!

1 thoughts on “O que é Rosácea?

1. Diana Mendes says:

Minha sobrinha tem 11 anos e o rosto dela fica vermelho só na maçã do rosto e quente que as vezes incomoda a quentura . Me explique o que pode ser por favor.