fbpx

Mitos e Verdades: Dieta sem Glúten

O glúten é polêmico e há tempos é o culpado por várias dietas como o “vilão do sobrepeso”. Alguns especialistas afirmam que isso não é verdade e que ele é prejudicial apenas aos alérgicos. Afinal de contas, o glúten faz mal?

Onde o glúten está?

O glúten é uma proteína vegetal presente em alimentos que fazem parte da dieta da maioria da população, como trigo, aveia, centeio, cevada e malte. É ele quem dá consistência em pães e derivados.

O que é doença celíaca?

É a intolerância ao glúten, uma doença autoimune. O corpo entende que a proteína é uma inimiga e começa a combater o alimento, impedindo a absorção dos nutrientes e provocando uma inflamação no intestino delgado. Quando uma pessoa celíaca come ou bebe qualquer alimento que contenha a proteína, tem reações como diarreia crônica (mais de 30 dias), vômitos, aftas, distensão abdominal, falta de apetite e, em casos graves, desenvolve osteoporose e anemia.

​Quem tem​ doença celíaca deve se abster totalmente do glúten?

Sim, para a sobrevivência da pessoa. A ausência de glúten na dieta ajuda a manter a saúde e faz com que os celíacos absorvam os nutrientes necessários para o desenvolvimento do corpo. De maneira geral, os alimentos com glúten são substituídos por opções que são fabricadas sem a proteína. O mesmo vale para as bebidas. Tudo dentro do acompanhamento médico.

O glúten faz mal para saúde de quem não é celíaco?

Existem diferentes estudos que associam o glúten à obesidade, esclerose, doenças respiratórias, dermatológicas, entre outras. Ainda não há nada que prove o mal que o glúten faz ao corpo, a menos que a pessoa tenha intolerância a ele. Como a proteína causa inchaço no estomago, a ausência em sua dieta pode ser um passo para o emagrecimento.

Mas tirar o glúten emagrece?

O glúten está associado a alimentos que contêm vitamina B, carboidratos e açúcar. Diminuir a ingestão de alimentos com o tipo dessa proteína ajuda na eliminação de peso, mas não pela falta do glúten em si, e sim pela redução no consumo de forma geral.

Pode tirar o glúten da dieta, sem consultar um médico?

Não. Alguns alimentos não podem ser retirados de algumas dietas sem acompanhamento, já que o indivíduo pode apresentar carência de algum nutriente contido no alimento com glúten. O ideal é buscar por nutricionistas que vão direcionar a melhor dieta para o seu cardápio.

Por quanto tempo posso seguir a dieta sem glúten sem prejudicar a minha saúde?

Depende do objetivo da dieta. Caso a pessoa não possua intolerância ao glúten, os especialistas recomendam que fique no máximo 30 dias sem a ingestão da proteína. Terá resultados na balança e não vai provocará nenhum mal à saúde. Em caso de celíaco, a dieta deverá ser permanente.

Além dos celíacos, mais alguém tem restrição ao glúten?

Sim. Os especialistas afirmam que o glúten está restrito às pessoas que têm dermatite herpetiforme, sensibilidade ao glúten, alergia ao glúten, e em alguns casos de síndrome do cólon irritável. As pessoas saudáveis devem ter um balanceamento da proteína, mas não extingui-la do cardápio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *